Agenda 2030

A Sustentabilidade do nosso planeta começa em cada um de nós e todos deveremos ser agentes dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pôr em prática a Agenda 2030.

Para que saibas melhor o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sutentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em vigor desde 2016, visa o alcance de um Desenvolvimento Sustentável em todo o mundo, por todas as sociedades. Este desenvolvimento será atingido através do alcance de 17 objetivos económicos, sociais e ambientais, desdobrados em 169 metas.

No âmbito da implementação da Agenda 2030, Portugal trabalha para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dando prioridade aos objetivos: Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Género (ODS 5), Indústria, Inovação e Infraestruturas (ODS 9), Redução das Desigualdades (ODS 10), Ação Climática (ODS 13) e Proteção da Vida Marinha (ODS 14).

As diferentes iniciativas locais, regionais e nacionais que visam o alcance destes objetivos são realizadas de acordo com a lógica dos 5Ps:

Pessoas (promover um mundo onde todos os indivíduos desfrutem de ambientes saudáveis e vivam com dignidade e igualdade),

Prosperidade (fomentar a prosperidade dos indivíduos, bem como da Natureza),

Planeta (proteger o Planeta através de produção e consumo sustentáveis, utilizando os recursos de forma responsável),

Paz (construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas) e

Parcerias (alcançar os objetivos através de um espírito de solidariedade, com a participação de diversas entidades), que, em conjunto, possibilitarão a erradicação da pobreza e o alcance de um desenvolvimento sustentável através da saúde, educação, proteção do ambiente, paz e justiça.

Na implementação da Agenda 2030, Portugal dá prioridade a seis dos 17 objetivos: a Educação de Qualidade (formação e qualificação, ao longo da vida, procurando “inverter atrasos e exclusões históricos”), a Igualdade de Género (promover a igualdade entre homens e mulheres e a não discriminação em função do sexo ou da orientação sexual), a Indústria, Inovação e Infraestruturas (crescimento económico, desenvolvimento social e uma indústria moderna e sustentável). Prioridade também para a Redução das Desigualdades (combate à pobreza e exclusão social), para a Ação Climática (redução da emissão de gases com efeito de estufa) e para a Proteção da Vida Marinha (proteção dos oceanos e exploração sustentável dos recursos).